Só 2 mil aposentados do INSS recebem o teto da Previdência

Conseguir se aposentar com o valor máximo pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que hoje está em 5.189,82 reais, é o sonho de muitos brasileiros, principalmente para aqueles que sempre contribuíram com valores altos. Porém, o teto previdenciário é para poucos.

Dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, em janeiro deste ano, apenas 2.226 segurados recebiam esse valor. A previdência social paga 18,6 milhões de aposentadorias, segundo dados de dezembro de 2015.

Isso significa que apenas 0,01% dos benefícios correspondem ao teto. Apesar de ser difícil conseguir, não é impossível se aposentar pelo valor máximo. Segundo Newton Conde, da Conde Consultoria Atuarial, a média salarial dos segurados que sempre contribuíram pelo teto é de 4.821,18 mil reais em fevereiro. Isso significa que, para ter direito ao máximo, o segurado precisa chegar ao índice 1,0765, alcançado quando o beneficiário tem mais idade e mais tempo de contribuição. Portanto, para ter o teto o trabalhador precisaria se aposentar com a regra do fator previdenciário, já que a fórmula 85/95 não paga um benefício maior do que a média salarial. As aposentadorias no valor do salário mínimo representam 66,49% do total pago pelo INSS. (Thâmara Kaoru/AG)

Mais Letras e Vídeos

Deixe uma resposta