Cartão do Dia da Secretária com mulher agachada está causando polêmica

O que era para ser uma homenagem às funcionárias da Secretaria de Educação de Florianópolis, em Santa Catarina, no Dia da Secretária, comemorado em 30 de setembro, virou uma grande polêmica em função de uma imagem que foi considerada ofensiva e machista.

Um cartão virtual com a mensagem: “Hoje é dia da secretária. É claro que lembramos de você! Uma pessoa competente, dedicada, eficiente e acima de tudo importante para nós”, associado a uma imagem de uma mulher agachada em pose sensual, de pernas entreabertas, com um envelope na boca e papéis na mão, gerou incômodo entre as servidoras e foi considerado irônico pelo sindicato da categoria, em função do contexto da imagem. A assinatura do e-mail ainda dizia: “São os votos da equipe da Diretoria do Observatório da Educação”.

Em nota divulgada  na internet, o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) manifestou repúdio diante do ocorrido. “Recebemos a denúncia de secretárias e decidimos expor publicamente o nosso repúdio. É inadmissível uma imagem machista como essa”, disse o presidente da entidade, Alex Santos.

Sem autorização. 

De acordo com a prefeitura de Florianópolis, o cartão foi enviado por uma servidora “sem qualquer autorização do secretário nem tampouco do gabinete do prefeito”. A Secretaria de Comunicação da prefeitura classificou a mensagem como “absolutamente infeliz na forma e no conteúdo” e “uma demonstração de desrespeito e machismo”.

Segundo a prefeitura, a funcionária terá que prestar explicações na Secretaria de Educação de Florianópolis. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. O sindicato também classificou a mensagem como assédio moral, mas não confirmou se vai tomar alguma medida jurídica a respeito. (AG)

Mais Letras e Vídeos

Deixe uma resposta