Notícias

Lucro do FGTS em 2016 será pago aos trabalhadores brasileiros até agosto

O pagamento de metade do lucro obtido pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2016 aos trabalhadores brasileiros será feito até o dia 31 de agosto. O dinheiro será creditado sobre o saldo de todas as contas ativas e inativas em 31 de dezembro de 2016 e somado à atual remuneração do fundo, segundo o Ministério do Trabalho.

A distribuição dos lucros do FGTS com os trabalhadores foi uma das mudanças criadas pela medida provisória 763, de 22 de dezembro do ano passado. Trata-se do mesmo texto que permitiu que os trabalhadores saquem suas contas inativas do FGTS entre os dias 10 de março e 31 de julho.

Pela regra atual, o FGTS remunera os trabalhadores com juros de 3% ao ano mais a TR (taxa referencial). O rendimento tem ficado, historicamente, bem abaixo da inflação. Nos últimos 17 anos, o FGTS acumula perda de quase 40% frente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

“Todo esse lucro ficava em um fundo para o próprio governo. Agora, o governo vai dividir com o trabalhador o ganho dos investimentos usados com o recurso para tentar melhorar a remuneração que sempre perdeu de todas as aplicações”, explica o consultor financeiro do Mercantil do Brasil, Carlos Eduardo Costa.

O governo espera que, ao dividir 50% do resultado do FGTS com o trabalhador, a remuneração do fundo fique próxima à da poupança. No ano passado, a caderneta rendeu 8,30%, contra 5,01% do fundo. Já a inflação oficial avançou 6,39% no período. (AG)

Mais Letras e Vídeos

Deixe uma resposta